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Veja como aplicar a análise SWOT para pesquisas de mercado

A análise swot, também conhecida como matriz FOFA, é uma metodologia versátil, com aplicação em diversos tipos de negócio. Ela é desenvolvida por meio de um esquema com quatro tabelas destinadas a listar forças, riscos, fraquezas e oportunidades.

Mesmo que pareça bem simples, a matriz swot já acumula décadas de serviços prestados ao planejamento dentro das empresas. Conheça mais sobre como ela pode auxiliar nas suas pesquisas de mercado e otimizar o lançamento dos seus produtos.

O que é a análise swot?

A análise swot é uma ferramenta de gestão consistente, cujo objetivo é otimizar a administração em companhias de diferentes portes. Ela favorece a pesquisa de mercado, já que ajuda a identificar e combater os gargalos e destacar os pontos fortes das organizações, assim como fornece uma visão global dos riscos e oportunidades em um empreendimento.

O próprio nome já fornece os seus campos de investigação: a sigla, em inglês, se relaciona aos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (riscos para o negócio).

Como aplicá-la?

A primeira etapa para a realização da análise swot é a criação de uma tabela com quatro quadrantes. Em seguida, é necessário atrelar a primeira linha à esquerda ao ambiente interno da empresa e a segunda ao externo.

O quadrado superior do lado esquerdo é o campo das forças; ao seu lado direito, temos as fraquezas. Depois, temos o quadrante inferior à esquerda como o representante das oportunidades e, por fim, o inferior direito é reservado aos riscos.

Como podemos ver, tanto as forças como as fraquezas se relacionam ao ambiente interno, enquanto as oportunidades e ameaças são associados à esfera externa, fora do campo de atuação dos gestores. Em seguida, é preciso listar os fatores em cada quadrante, levando em consideração as características do negócio.

Para exemplificar, podemos citar uma equipe interna de alto nível como uma das forças. Falta de capacidade de respeitar os orçamentos é uma fraqueza. Da mesma maneira, uma lacuna no mercado, descoberta por uma pesquisa de tendências eficiente, representa uma oportunidade. O aumento da competitividade é um exemplo de ameaça.

O último passo do desenvolvimento da análise swot é a avaliação final, tendo todos os fatores já devidamente listados. Nesse estágio, os gestores já terão uma ampla quantidade de dados levantados e poderão desenvolver estratégias mais profundas e embasadas.

Quais são suas vantagens?

A matriz FOFA pode ser utilizada para realizar variados tipos de estudo e planejamento, como a análise competitiva e o planejamento estratégico. Ela proporciona à empresa identificar quaisquer fatores relacionados à rotina empresarial que desempenhem um papel positivo ou negativo nos processos.

Além disso, a análise swot não exige um treinamento técnico específico, o que economiza o tempo dos gestores e dos colaboradores. Os próprios líderes e supervisores podem montar um time diverso para desenvolver o estudo, tornando mais fácil a comunicação e integração entre os diferentes setores da empresa.

Ela proporciona, ainda, diversos insights em uma pesquisa de mercado. Essas descobertas serão especialmente valiosas para o desenvolvimento de estratégias a partir dos resultados colhidos, já que a análise vai ajudar a equipe a ter uma visão mais clara sobre os pontos fortes e deficiências do negócio, com ações claras para combater essas falhas.

Por fim, essa análise ajuda a visualizar demandas exploradas de modo pouco eficiente pelo mercado. Isso é feito especialmente por meio de dois dos seus itens: forças e oportunidades, que podem ser combinados para gerar um plano de crescimento bem delimitado.

Percebeu como a análise swot é uma ferramenta poderosa para melhorar e complementar as suas pesquisas? Por meio de informações intuitivas, é possível ter uma visão geral das demandas do mercado e de como o lançamento de um novo produto pode agregar valor ao negócio.

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